Atibaia realiza testes rápidos em diversas categorias de profissionais

O total de 5 mil testes enviados pelo Ministério da Saúde estão sendo aplicados em profissionais da rede pública e privada de saúde, limpeza urbana, motoristas de ônibus, agentes da segurança pública, incluindo profissionais da fiscalização, trânsito e defesa civil

A Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando a testagem rápida para COVID-19 em diversas categorias de profissionais que atuam na cidade utilizando os 5 mil testes enviados pelo Ministério da Saúde. Nesta ação chamada de “inquérito epidemiológico”, os testes são aplicados em profissionais da linha de frente, que tratam diretamente com a população independente de apresentaram algum sintoma relacionado à doença.

A primeira remessa de 1.300 testes começou a ser aplicada nos grupos prioritários a partir de 5 de maio, e os lotes subsequentes, de mais 1.700 e 2 mil testes, estão sendo utilizados conforme orientação do Ministério da Saúde. Neste período, foram testados todos os idosos das 23 instituições de longa permanência, como asilos e casas de repouso governamentais e não governamentais da cidade, que continuam a ser constantemente monitorados pela Vigilância Epidemiológica e Promotoria de Justiça.

Os testes enviados pelo Ministério da Saúde estão sendo aplicados em profissionais da rede pública e privada de saúde, limpeza urbana, motoristas de ônibus, agentes da segurança pública, incluindo profissionais da fiscalização, trânsito e defesa civil. A ação, que está em andamento, também irá testar profissionais da abordagem social que trabalham diretamente com pessoas em situação de rua.

Até o momento foram aplicados 1.984 testes rápidos com 24 resultados positivos, já contabilizados pela Secretaria de Saúde e informados à população pelos Boletins Epidemiológicos divulgados pela Prefeitura.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os profissionais testados preenchem uma ficha para relatar se apresentaram algum tipo de sintoma ou não e são orientados quanto ao resultado do exame e os cuidados em relação ao COVID-19.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.