Novas Regras para a tradicional subida de 1º de maio à Pedra Grande

  • Cris 

Por determinação da Fundação Florestal, acesso deverá ser realizado
somente por veículos e pela Estrada da Pedra Grande, não sendo permitido
o acesso a pé ou por trilhas, por questões de preservação e segurança.

A tradicional subida noturna ao Monumento Natural Estadual (MONA) Pedra Grande e do Parque Estadual Itapetinga, realizada anualmente na noite da véspera e na virada para o feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador, neste ano de 2019 conta com novidades importantes. O acesso à laje da Pedra Grande, que comporta até 200 veículos, deverá ser feito somente por veículos (portanto não será permitido o acesso a pé), pela Estrada da Pedra Grande, e entre 18h e 22h do dia 30 de abril. Além disso, a permanência na laje será autorizada apenas até a meia-noite, com controle do tráfego na subida.

Este ano, ao contrário das edições anteriores, não será permitido o acesso pelas trilhas durante a noite do dia 30 de abril e a virada para o dia 1º de maio (madrugada). O acesso às trilhas no dia 30 será permitido somente até as 15h, com o visitante devendo retornar até as 17h.

Também não serão permitidos: acampamentos e/ou pernoites na área da Pedra Grande e nos seus arredores; fogueiras, porte e consumo de bebidas alcoólicas e de materiais com potencial de inflamabilidade (colchões, lenha, carvão, tochas, álcool e líquidos inflamáveis, entre outros); e instrumentos de corte, tais como facões, foices, entre outros.

A partir das 6h do dia 1º de maio as trilhas e a Estrada da Pedra Grande serão liberadas para visitantes que queiram acompanhar o nascer do sol. Segundo a Fundação Florestal, é importante que os participantes fiquem atentos às normas de uso para esse período e, por se tratar de área de risco, é recomendado aos visitantes estarem imunizados contra Febre Amarela com antecedência mínima de 10 dias.

Sob organização da Fundação Florestal, e objetivando garantir a preservação do meio ambiente e segurança às atividades, será realizada uma operação conjunta de controle e monitoramento para a subida à Pedra Grande. Participarão da ação: Polícia Militar; Polícia Militar Ambiental; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros; Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Guarda Civil Municipal / Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, e Coordenadoria Especial de Proteção e Defesa Civil; Defesa Civil de Bom Jesus dos Perdões; além de voluntários da ONG SIMBIOSE, Associação de Bombeiros Civis de Atibaia (ABCA) e Associação de Bombeiros Civis de Bragança Paulista (SATE).

O Monumento Natural Estadual da Pedra Grande fica na Estrada Municipal da Pedra Grande, s/n, na Serra do Itapetinga. Confira as regras de participação no site da Fundação Florestal .

Mais informações na Fundação Florestal pelo telefone (11) 4402-3533, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelos e-mails monapedragrande@fflorestal.sp.gov.br / pe.itapetingal@fflorestal.sp.gov.b

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.